-Ai, ai... Tem épocas meu amigo. Citou o bom rapaz soltando um estrondo suspiro.
Que houve? - perguntou o Mr.Chapéu.
-Temos energias que nos passeiam.Tu sabe o que quero dizer, coisas difíceis de lidar com o tempo abundante de 24 horas quando já estamos ressabiados e de ressacas de energias que passaram e sugaram muito de você. Pois bem meu senhor, vou lhe contar pra não dizer que estou mentindo, meus ouvidos fecham até quando estou de olhos fechados, dormindo. Achei que era cera, limpei e tomei um banho, mas fecha de novo e nada escuto.
É sério meu rapaz, permita-lhe balbuciar um pouco no sossego,
No eco da imensidão.
*
O rapaz com as sombrancelhas avantajadas e apertadas no centro do rosto retrucou: Ando cansado pra caramba deste ano e as coisas insistem em não ajudar. Talvez tudo que tenha passado por esse espelho mágico dos 365 dias, tenham me formado pós-graduado em homem.
*
É, eu sei como é meu bom rapaz, Eles não dão nem alguns míseros centavos pra sua forma de prece.Vejo em sua face o quanto tenta. Perdoa-me no palavreado, mas é FODA.
*
O rapaz ainda muito pensativo e enrolando seu cadarço imundo entre os dedos, pensando nas palavras que lhe desciam à cabeça deixou escapar:
-Mas agora posso te contar mais uma coisa, vão ter que tentar muito mais para que eu me canse de verdade. Eu disse e repito: MUITO mais!!!. Meu santo tá cansado, mas posso estar rastejando e ainda vejo o ponto de luz que salva. Não vai ser este peso nas costas que vai conseguir me desanimar."
*
-O mundo ainda não é o bastante pro peso que você suporta, meu filho. Pode crer nisso, acredite! Bom, está na hora, tenho que ir indo e ainda tentarei me livrar do pesadelo de vê-lo nesse estado, e não poder ajudá-lo, não.
Falou aquele sábio de chapéu e foi 'simbora' cantarolando:
“todo mundo pode, todo mundo pode,
não importa o tempo que levar,
quem tentar, quem tiver na atitude,
quem tiver na batalha vai conseguir uma hora,
isso é um fato,
isso é uma verdade da vida”
(Alexandre Magno Abrão, 'Chorão')